Impulso 2024

O Impulso assumiu um renovado formato “season” em 2024,  com uma programação anual a decorrer no Centro Cultural e de Congressos Caldas da Rainha e apostas em talento alternativo, emergente e efervescente da música nacional e internacional.

Sobre a forma de Season Impulso foram 10 datas com mais de 30 artistas nacionais e internacionais entre diversas atividades paralelas como o cinema, numa parceria entre o Mestrado das Artes do Som e da Imagem da ESAD.CR e o Cineclube das Caldas da Rainha.

O primeiro espetáculo aconteceu a 22 de março, com a artista portuguesa EVAYA, um dos nomes emergentes mais curiosos da música pop eletrónica nacional num dos primeiros concertos da artista num ano em que editou o seu disco de estreia. A finalizar a primeira noite houve apresentação de um dos discos mais elogiados pela imprensa especializada em 2023, “ZEITGEIST” de The Legendary Tigerman que subiu ao palco do CCC.

Após esta data de estreia da Season Impulso, a programação continuou com: Bia Ferreira, Sreya e Alexandre Soares Ft. Krake a 5 de abril; Prétu, Inês Malheiro e André Henriques a 18 de abril; Filipe Sambado, Galgo e Agressive Girls a 10 de maio; CRIATURA e emmy Curl a 8 de junho; Hatis Noit e l_ava a 29 de junho; Conferência Inferno, Blanco Teta e Proxy Fae a 4 de julho.

A organização do Impulso explica-nos que “com este formato promovemos uma presença cultural regular na cidade das Caldas da Rainha. 2023 foi uma experiência que se tornou num sucesso, com o nosso público a responder ‘presente’ nas noites que cremos terem sido memoráveis para a cidade. Estamos desejosos de repetir esta aventura e muito orgulhosos da nossa programação.

Sobre a programação, a equipa do Impulso refere que “nesta primeira parte da Season Impulso destacámos os espectáculos da japonesa Hatis Noit, das argentinas Blanco Teta (estreia em Portugal) e de vários artistas nomeados para discos do ano, com especial destaque para os Conferência Inferno, Prétu, André Henriques ou Filipe Sambado. Promovemos ainda as estreias de Proxy Fae, l_ava e das Agressive Girls, além dos novos discos de Galgo, EVAYA, emmy Curl e Sreya, entre muitas outras surpresas e concertos que foram especiais. Retomámos também as residências artísticas este ano, arrancando com l_ava (projecto interdisciplinar do músico Diogo Arranja e do artista visual Tiago Maduro) a par dos Monção (projecto que reune Surma, Tiago Bettencourt e Tomara) na 2ª metade do ano com apresentação exclusiva no Impulso.

A 2ª parte da Season arrancou com a parceria com o Caldas Film Fest, um novo festival de cinema e cultura que decorreu entre 26 e 28 de setembro, que trouxe muitas novidades e atividades à cidade nesta rentrée cultural.

A primeira noite de programação aconteceu a 27 de setembro e foi surpreendente. Acolhemos a estreia de mønçäo, o novo supergrupo formado por Surma, Tiago Bettencourt e TOMARA que nasceu em 2019 a convite do Impulso, numa residência que produziu mais de 1000 minutos de música e um dos espetáculos mais aclamados dessa edição. Regressaram para mais uma residência artística no CCC e uma apresentação audiovisual única, segundo os próprios “uma primeira centelha do que estará para vir”. A noite continuou no BOX@SILOS Contentor Criativo – a meias com o Caldas Film Fest – com a pop eletrónica de Girls 96 e os BALEIA BALEIA BALEIA, uma das mais acutilantes e interessantes bandas do panorama rock nacional.

A 18 de outubro aconteceu a apresentação do músico brasileiro Rod Krieger, o projecto ESTILHAÇOS de Adolfo Luxúria Canibal e a estreia de Broken Fingers, um live act de finger drumming em mais uma experiência arrojada no laboratório Impulso, com festa assegurada pela noite dentro. 

A 23 de novembro, mais um momento muito especial. O Impulso recebeu o garage-rock explosivo dos 800 Gondomar, seguida da viagem entre Cabo Verde e a Amazónia com Arapucagongon de Henrique Silva e Jhon Douglas e encerrou com a energia e vitalidade da música urbana latina no set de Lian:e.

Em dezembro, o último mês do ano e da programação Season Impulso 2024, deu-se a estreia de Carolina Miragaia que apresentou o seu próximo disco, cruzando linhas melódicas da Pop experimental com a pulsão da Eletrónica. Houve ainda espaço para a artista mexicana Fuensanta, uma das novas promessas das músicas do mundo e o regresso dos renovados Memória de Peixe, em trio e com novo álbum a editar em 2025 pela Omnichord, num espectáculo audiovisual com vários convidados e surpresas.

O Impulso 2024 é organizado pela Pulsonar Associação numa co-organização com o Município das Caldas da Rainha, o CCC e em parceria com a ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria).

Fotografias – Nuno Conceição

Design Gráfico 1ª parte da Season – Catarina Chaves, Beatriz Dias e Sofia Rodrigues

Design Gráfico 2ª parte da Season – Beatriz Marta, Raquel Mendonça e Eva Santos

Parceiros

Apoio anual na divulgação: